Para finalizar
Categoria: Projeto de Graduação

cadernos-tipos.jpg

Na última terça-feira aconteceu a defesa da minha banca de graduação para a conclusão do Curso de Bacharelado em Artes Plásticas com ênfase em Fotografia. Desde então, apesar de mais tranqüila, continuei correndo para dar conta de tudo, ou quase. Com isso só tive tempo para escrever sobre o ocorrido agora. Gostaria muito de agradecer a ajuda do meu avô Fernando e do Bruno no transporte dos trabalhos; da Renata e da Fernanda na montagem; e do Japa e do Gus na iluminação da Pinacoteca. No mais, gostaria de agradecer aos professores que participaram da banca de avaliação (Alfredo Nicolaiewsky e Eduardo Vieira da Cunha) e à minha orientadora, Ana Carvalho.

O desenvolvimento deste trabalho, Cicatriz: a busca de vestígios na cidade contemporânea (em breve disponível em pdf), me proporcionou inúmeras descobertas, fazendo-me viajar de volta à infância, relembrando inúmeros passeios de carro que eu fazia com meus pais. O deslocamento como fim e não meio. Por outro lado, foi possível também fazer uma viagem interna e perceber que o trabalho é capaz de refletir características minhas muito fortes, como o gosto pela coleção e organização. O Bruno disse que enquanto um dos professores falava das fotografias expostas, parecia estar descrevendo minha personalidade. Isso me deixou feliz, porque a meu ver, quanto mais próxima a obra estiver da vida, melhor.

Na seqüência dos dias, mais um punhado de semestres para concluir a licenciatura, estudos preparatórios para uma seleção de mestrado e continuidade na reaproximação com a língua alemã. O espírito de crise pós-defesa ou pós-formatura, não tem vez por essas bandas aqui, não.

Um comentário

  1. Joana Sousa disse:

    Cara Júlia
    ontem acabei de tatuar no meu pé uma das imagens que desenhou.
    Achei-a tão bonita e identifeiquei-me tanto com ela e com a história dela que tatuei-a.
    Envio o link para ver.
    Um beijinho
    Joana

Deixe um comentário